Adquirindo o hábito da leitura.
Através
dos registros escritos descobrimos e aprendemos culturas, histórias e hábitos diferentes,
compreendemos a realidade, o sentido real das idéias, vivências, sonhos, etc.
Diante do fato, pode-se considerar a leitura como uma das mais importantes tarefas que a escola tem que ensinar, mas é importante ressaltar que para isso o professor deve ter consciência da necessidade, além de praticar com eficiência o hábito da leitura.
Grande
parte das escolas trabalha somente com textos literários e didáticos e
muitas vezes selecionam esses materiais de forma burocrática, ou seja, uma
relação de interesse entre editora, escola e, até mesmo, professor. Convém
deixar claro que esse tipo de atitude não é de forma generalizada, pelo
contrário, existem educadores que realmente desempenham seu papel de maneira
responsável, desenvolvendo estratégias e diferentes formas de realizar uma
leitura eficiente.
Segundo estudiosos, existem três
objetivos distintos para compreender a importância do hábito de ler:
• Ler por prazer;
• Ler para estudar;
• Ler para se informar.
Através da leitura realizada com prazer, é possível desenvolver a imaginação, embrenhando no mundo da imaginação, desenvolvendo a escuta lenta, enriquecendo o vocabulário, envolvendo linguagens diferenciadas, etc.
A
leitura voltada para o estudo é a mais cobrada pelos professores desde o início
do ensino fundamental, apesar de muitos não estarem preparados para
desenvolver em seus alunos tal hábito.
A
leitura dinâmica e descontraída é uma das melhores formas de adquirir informações.
O ideal é que se aprenda a ler textos informativos, artigos científicos,
livros didáticos, paradidáticos, e etc.
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